S. Franco, as Modalidades e as cambalhotas

23 de Abril de 2008 – 23:41

Quem leu a notícia aqui ou viu as imagens na Tv, como eu, teve dificuldade em acreditar que se tratavam de declarações do presidente Soares Franco!

Pensará que os Sportinguistas são esquecidos?
Pensará que já ninguém se lembra do que disse sobre o ecletismo? Ou sobre a sua candidatura a presidente?

Pois se pensou, enganou-se! Para os mais esquecidos:

>>«Sou do Sporting por causa do futebol e não tenho empatia pelo ecletismo» Soares Franco in CM 12.07.2005

ou este extracto de entrevista ao Record a 13.07.2005

«RECORD – Vai ser candidato à presidência do Sporting?
SOARES FRANCO – Não. Há cerca de um ano, já tinha dito a Dias da Cunha que não queria ser presidente do Sporting e, ao longo deste ano, fiz uma reflexão profunda e cheguei a uma conclusão definitiva. Sou sportinguista por causa do futebol. É do futebol que eu gosto. Não tenho grande sensibilidade nem empatia pelo eclectismo. Confesso assumidamente que não vibro com as vitórias das outras modalidades. Mesmo no que se refere ao atletismo, ligo sempre os sucessos às pessoas. A memória que tenho de Carlos Lopes, Mamede ou Joaquim Agostinho é individual

(…)Por outro lado, não tenho dúvidas de que, mais tarde ou mais cedo, o eclectismo de que falei vai acabar. Este não é o modelo do futuro. Eu acredito na especialização. Há uma série de modalidades que acabaram. A verdade é que toda a competição no atletismo, na natação, na ginástica, no andebol, não dá dinheiro nenhum

Mais, ficámos a saber que a sua não empatia relativamente às modalidades é derivado às mesmas não «darem dinheiro», porque se dessem…

O presidente Soares Franco, acaba de escrever mais uma página no seu já longo historial na modalidade de cambalhotas de opinião.

É lamentável que um presidente do Sporting Clube de Portugal se preste a tantas contradições, ainda por cima renegando a nossa história!

Aliás a memória é um valor a preservar! Nós queremos um Sporting com memória! E isso também se deve exigir ao presidente!

Convidamos a consultar a nossa página de Arquivo que contém algumas pérolas aqui.

19 Comentários

» Deixe o seu comentário agora

» RSS feed para comentários neste post
» TrackBack URI

  1. 1

    Caros amigos, não tenham dúvidas esse senhor não é do Sporting. Dá-lhe jeito estar no SCP. Interessa-lhe confundir e misturar a administração do SCP com a OPWAY, BES, etc. Neste momento o BES é um polvo, é a adiminstração desta entidade bancária que manda no SCP, nomeando até delegaados para o futebol e para a LIGA, depois claro está de ter resolvido os problemas da Herdade da Comporta. Chega desta gente. Falta-nos um ano para as eleições, não nos podemos mostrar cansados. Temos que passar palavra. A nossa força é a presença assídua nos estádios e nas tertúlias de amigos, denunciando, gritando de indignação.
    Caros amigos não os podemos monesprezar, esta “gente” é perigosoa para o SCP,apenas porque são inteligentes.
    Agora no fim da época e sem títulos homenageia as modalidades amadoras, onde esteve no início na programação da época.

    Comentário por greatlion a 24 de Abril de 2008 @ 10:17

  2. 2

    Depois de ter lido nos jornais, vi há pouco as afirmações na TV, e, com repulsa, não pude deixar de recordar as afirmações que transcreves e outras, de Fevereiro de 2006, que transcrevo eu:

    «Gosto sobretudo de futebol, não tenho amor a tudo o que é o universo do Sporting. Posso ter respeito e consideração por outras modalidades, mas amor genuíno não existe. Por exemplo, tenho um carinho especial pelo atletismo, por aquilo que ele representa na história do Sporting, mas não sinto nada pelo andebol.»

    Só fiquei intrigado com a afirmação “Este é um Sporting que é um Sporting do meu clube”, cuja lógica redundante está manifestamente para além da minha compreensão.

    Comentário por Francisco Leitão a 24 de Abril de 2008 @ 10:59

  3. 3

    Caro Frederico,

    Por acaso já me referi ontem no Leão da Estrela a mais uma “encenação” de fsf! Deixo aqui um excerto do meu comentário:

    Não posso deixar de comentar mais uma espectacular acrobacia do actual Presidente do SCP, ao organizar em Alvalade um jantar de ” Homenagem às modalidades”(???) do qual vale a pena atentar nalgumas frases verdadeiramente vergonhosas, “trademark” duma pessoas que dá o dito por não dito como quem bebe um copo de… Whisky!

    - “É o Sporting que é desconhecido do público em geral, mas é o Sporting que é tema de quatro em quatro anos, quando há eleições e se fala em eclectismo”

    - “Este é um Sporting vivo.”

    - “este é um jantar da parte oculta do Sporting, porque é o Sporting que não está na televisão e que não tem páginas na comunicação social”

    Agora recorde-se o que o homem do BES afirmava em 2004 ao Record:

    “Sou sportinguista por causa do futebol. É do futebol que eu gosto. Não tenho grande sensibilidade nem empatia pelo eclectismo. Confesso assumidamente que não vibro com as vitórias das outras modalidades”

    ” Não ambiciono pertencer a qualquer órgão social daqui a um ano. Por outro lado, não tenho dúvidas de que, mais tarde ou mais cedo, o eclectismo de que falei vai acabar. Este não é o modelo do futuro. Eu acredito na especialização. Há uma série de modalidades que acabaram. A verdade é que toda a competição no atletismo, na natação, na ginástica, no andebol, não dá dinheiro nenhum. É fundamental fazer o melhor em tudo. Reconheça-se, porém, que o Sporting tem a sua vida financeira equilibrada e mais controlada.”

    Agora descubra as diferenças!

    Não parece a mesma pessoa pois não?

    Mas asseguro-lhes que é a mesma pessoa, e mais: é o Presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal e da Sporting SAD!

    Pois meus amigos… não me ocorre nenhum adjectivo edificante para qualificar esta pessoa!

    Só sei que o futuro do nosso SCP NÃO PODE passar por gente desta índole!

    FORÇA LEÃO DE VERDADE!

    VIVA O SPORTING!

    Comentário por uh ah ouattara! a 24 de Abril de 2008 @ 11:49

  4. 4

    É fácil reduzir despesas com as modalidades para além do futebol, mas as receitas indirectas também diminuem. Claro que 99% dos Sportinguistas “só vêem futebol”, mas quantos destes não são Sportinguistas por causa de uns rapazinhos chamados Agostinho, Lopes ou Mamede? Que publicidade eles fizeram ao Sporting.
    Quem gastou mais e melhor: o Orelhas que foi buscar Vanessa Fernandes e Telma Monteiro, arranjou patrocínios e não gasta praticamente nada com elas, ou o Sporting e as suas reduções de despesas a fazer campanhas com telefonemas maricas do presidente e do treinador a apelar à presença dos sócios (e só estes)?

    Continuamos a ver atirar areia para os olhos do Sportinguistas, e a não perceber nada das negociatas, feitas e a fazer, com o patrimonio leonino.

    Saudações Leoninas

    Comentário por 8 a 24 de Abril de 2008 @ 12:45

  5. 5

    Quem vê caras não vê corações!

    Comentário por Senhor de La Palisse a 24 de Abril de 2008 @ 15:12

  6. 6

    Para quem está habituado à incoerência dos números do Passivo que têm sido lançados por FSF ao longo do seu mandato, dificilmente se impressiona com declarações incoerentes sobre outros temas.

    Agora…

    Não sei se deva pôr em causa a sua capacidade intelectual e cognitiva, ou a sua honestidade.

    Dr.Soares Franco, demita-se das suas (ir)responsabilidades no Sporting e dedique-se à sua família, ao BES e à OPWAY. Estou certo de que faria imensamente feliz a Nação Sportinguista. Não tenha ilusões porque, à excepção dos seus amigos, quem votou em si está profundamente arrependido e compreende-se, já que as suas promessas nunca passaram disso mesmo.

    Na Segunda-Feira completam-se 2 anos desde que enganou os 6 mil sócios que votaram em si e, embora não saiba o que se ouve na Tribuna VIP ou no seio do seu círculo de amigos, garanto-lhe que há quase 730 dias que leva ao desespero milhões de Sportinguistas. Já chega! Desculpe-me a ousadia, mas não deixe que o Duarte, a Marta, o Gonçalo e o Francisco um dia sintam vergonha do pai que têm, se é que não se apercebem já das suas “incoerências”.

    Comentário por Gabriel Alves a 25 de Abril de 2008 @ 23:33

  7. 7

    Também quero um Sporting com memória, principalmente dos tempos em que só se admitia no clube pessoas da melhor proveniência e gentinha insignificante como vós ia toda parar ao Benfica.

    Se vos parece que o Dr. Soares Franco dá cambalhotas, é só porque as vossas mentes são demasiado lineares para acompanhar uma inteligência superior. O Dr. Soares Franco diz o que precisa de dizer para levar a água ao seu moínho. Muita pena tenho dele, com a missão de governar precisando de convencer e prestar contas a um bando de ignorantes.

    Entretenham-se a recolher os rabiscos, convencidos que vão ter assembleia, que depois quando vos pedirem o dinheiro se verá como são miseráveis. Voltam logo para os vossos T2 nos subúrbios e talvez a Cofidis vos empreste…

    Comentário por Forte-Gatto a 26 de Abril de 2008 @ 0:00

  8. 8

    É por comentários como o de Forte-Gatto que se vê como o nosso clube está entregue à bicharada. Tem pena dele porque, possivelmente, anda a mamar as quotas que eu, e muitos outros, orgulhosamente pago.

    E afirmar que temos mentes muito lineares é de dar uma gargalhada bem alta: não será por acaso Soares Franco que só pretende pagar o dízimo ao BES e o Sporting que se desenrasque? A isso chamo eu uma mente linear (daquelas com palas como os burros). E inteligência superior? A quê? A um peixe?

    Gostava de compreender como apoia alguém que contribuiu para que o nosso clube chegasse ao ponto a que chegou. Se calhar interessa-lhe que o estado actual se prolongue por muitos e bons (maus, péssimos) anos.

    Mas eu, e muitos outros, como não tenho palas, penso pela minha cabeça e amo o meu clube, não ando a dormir…Entretenha-se com os seus devaneios “superiores” enquanto os verdadeiros Sportinguistas, aqueles que vivem no T2 dos subúrbios (eu por acaso vivo num T3 mais perto do clube do meu coração do que você pensa), lutam para que o Sporting Clube de Portugal continue a existir no futuro.

    Saudações Leoninas

    Comentário por MRG a 26 de Abril de 2008 @ 3:19

  9. 9

    Caros amigos Sportinguistas.
    Desculpem estar a misturar aqui um pouco os “temas”, mas peço a todos os sócios do Sporting, principalmente aos que tem mais “destaque”, que acabem com a destinçao e descriminaçao tao forte que vou vendo entre os 2 tipos de Sportinguistas (Socios e nao-socios). Compreendo que haja alguma diferença, porque se uns pagam e outros nao, assim o seja. Mas nunca metam em causa do amor pelo clube, porque igual ao meu caso, existem milhares. Tenho 30 anos de idade, fui sócio do sporting desde os 8 anos de idade até aos meus 14 anos. Por dificuldades economicas da minha familia na altura tive de deixar de ser sócio. Como é obvio nao trabalhava com essa idade. Entretanto sendo bem mais velho e estabilizando a minha vida de á pouco tempo para cá, apesar de nao ser facil, já tive 1 ou 2 oportunidades de voltar a ser sócio. Mas juntando a algumas dificuldades que passa por muita gente em Portugal hoje em dia, fiquei revoltado com decisoes tomadas no Sporting desde os tempos de Dias da Cunha e principalmente agora com Soares Franco. Mas o meu amor pelo Sporting é infinito, nao o conseguem imaginar.
    Conclusao desta historia toda é que vejo em muitos sitios como este uma descriminaçao enorme pelos nao-socios e nao esqueço as palavras de Dias da Cunha á uns anos quando houve muita contestaçao e ele disse que: “O que me interessa sao os socios, os nao socios para mim nao sao o sporting por isso nao me incomodam”. Este tipo de atitude é tomada por muita gente e nao compreendem o porque de muita gente nao poder ser socia.
    Desculpem este desabafo, mas precisava de o fazer em nome de muito adepto.
    Um abraço a todos e tirem de lá a escumlha que lá anda agora.

    Comentário por Miguel Ferreira a 27 de Abril de 2008 @ 17:48

  10. 10

    o roquette prometeu um oasis e deu um inferno é o culpado por esta situaçao.

    precisamos correr com esta gente.

    precsamos de investir o pouco dinheiro que temos bem investido,em vez de comprar um camiao de jogadores é melhor comprar um ou dois mas bons, o resto a formaçao faz.

    precisamos de voltar a ter hoquei,basquetebol e voleibol para voltar a levar os sportinguistas para junto do clube,é incrivel como um reconheçido sportinguista é o principal patrocinador do ciclismo dos lampioes.tenho a certeza que existem muitos sportinguistas dispostos a apoiar as modalidades do clube.

    precisamos de ter um pavilhao. queria dizer que os socios que aprovaram em ag a construçao do estadio sem pavilhao,deviam ter vergonha de ser sportinguistas.

    saudaçoes leoninas

    Comentário por lagarto a 28 de Abril de 2008 @ 23:57

  11. 11

    Lagarto,

    No relacionamento institucional que mantemos com o Clube, sugirimos o local para construção do pavilhão nos terrenos do antigo estádio, fruto de uma negociação - inevitável a nosso ver - que o SCP tem de efectuar com a MDC.

    Para isso seria preciso, muita convicção, determinação e vontade. Mas sabendo o que pensa o nosso presidente das modalidades e do carinho que lhes tem, adivinhamos que nada será feito.

    A memória do nosso Clube tem de ser preservada, cultivada e honrada!

    Comentário por Frederico Abreu a 29 de Abril de 2008 @ 1:53

  12. 12

    Oh Abreu, tenho lido em varios blogs e parece que é unanime a opiniao sobre este blog e suposta AG, convinha ler…..já vi que o faz na centuria…..ridicula essa exposição e esse pedido de assinatura que nao dá em nada. RIDICULO!!!!

    Comentário por AG a 29 de Abril de 2008 @ 10:59

  13. 13

    Lagarto,

    Queria só dizer-te que quando o projecto de construção do novo estádio foi submetido à aprovação dos associados em AG, esse projecto contemplava um pavilhão no local onde hoje está o Multidesportivo.

    Porém, como, entretanto, veio o Euro 2004 e o consequente aumento de lotação do estádio, quem foi «reduzido» foi o pavilhão.

    Era só para esclarecer um pouco a cronologia desta situação.

    É preciso não esquecer que as coisas não são assim tão lineares como por vezes possam parecer e relembro que, com o estádio em início de construção chegou-se a ponderar partilhar um estádio municipal com o Benfica e ninguém iria votar isso em AG…

    Comentário por Nuno Caetano a 29 de Abril de 2008 @ 11:06

  14. 14

    Caro Nuno Caetano,

    A tua cronologia é a correcta,só lamento que não se tenha encontrado outra alternativa que não a actual de andarmos com a casa ás costas com o prejuizo dai inerentes nos resultados desportivos.

    Acho que vale a pena debater este tema das modalidades de alta competição pq em minha opiniao só nao temos mais modalidades visivelmente ou por falta de empenho da direcção ou por falta de competençia para arranjar patrocinios.

    Saudações Leoninas

    Comentário por lagarto a 29 de Abril de 2008 @ 11:27

  15. 15

    Eu também gostava…

    - “Ó MDC…dá-me aí 1000m2 para eu construir um pavilhão numa das zonas mais nobre da cidade”…pois…
    - “Ó BES (sempre o mesmo visado)…perdoa-me as dívidas para eu comprar jogadores de qualidade”… pois…
    - “Ó malta, as quotas aumentam mais 2 euros para pagar o ordenado ao tipo do tiro com arco”…pois…
    - “Ó putos, vamos aumentar-vos o ordenado para não saírem…os mais experientes ficam a ganhar o que ganham que estão muito bem…” … pois…

    Meus caros… por princípio toda a gente concorda com as vossas medidas mas… já pararam para pensar que se a actual Direcção não aplica muitas destas ideias é porque elas não são aplicáveis???!!

    As que são…muito bem, peçam reunião com a Direcção e ajudem os senhores a fazer um melhor trabalho em prol do Sporting e todos os Sportinguistas. Chega de se porem em bicos de pés para crescerem!

    Força Sporting!!

    Saudações Leoninas!!

    Comentário por Ratata a 2 de Maio de 2008 @ 11:28

  16. 16

    hoje mais uma vitoria a taça de portugal de futsal e nao assim tao façil pois para chegar a final eliminamos todos os outros candidatos a vitoria.pois gostava que alguns iluminados venham agora dizer que nao somos um clube ecletico dizendo que a direçao quer acabar com as modalidades,podem perguntar a secçao de futsal se a direçao tem dado o apoio necessario.mais uma vitoria do nosso clube com soares franco a presidente mais uma espinha para alguns iluminados.gostava que a aqui comentassem tambem as vitorias do nosso clube pois so vejo comentarios a falar mal,vou ajudar comentem por exemplo o grande sucesso que esta a vista de toda gente do projecto das academias sporting quem disser que e mentira nao sera sportinguista,era bonito que alguns iluminados dissessem tambem o que se faz de bom que pode trazer muitos socios.falam de soares franco como destruidor das modalidades mas vao ter de engolir quando esta direçao lançar a primeira pedra para o pavilhao e la vao ter engolir mais uma e se tiverem humildade e sportinguismo teram de pedir desculpa a um homem que tudo tem feito para por o clube onde merece.sporting sempre

    Comentário por nuno lourenço a 4 de Maio de 2008 @ 18:02

  17. 17

    nuno lourenço,

    Ficamos contentes com todas as vitórias do Sporting!

    Sejam de modalidades «amadoras» ou outras!

    E sim reconhecemos que as Academias são um projecto com sucesso assim como várias outras coisas.

    O pavilhão se for construído em FRENTE ao estádio José Alvalade, terá todo todo o nossa apoio e aplauso!

    Embora nada disto apague as declarações do presidente que são totalmente contraditórias.

    Comentário por Frederico Abreu a 4 de Maio de 2008 @ 22:37

  18. 18

    Caro Nuno Lourenço ou Nuno do Quiosque,

    Não me parece que aqui se fale mal! Aqui fala-se verdade,e denuncia-se a todos os sportinguitas, a quem está entregue os destinos do nosso clube!

    Se as academias são um sucesso ? são sim sr! Se se devem ao Soares Franco? não devem nao senhor!
    E essa do homem andar a fazer tudo para por o Sporting onde merece…Acho que nem tu acreditas nisso! Estás é controlado ou comprado,ou o que queiras chamar! O que é uma pena,dado que assistes impavido e sereno á destruição do nosso clube!
    Mas pode ser que um dia tu e os teus amiguinhos façam mea culpa!

    Comentário por Sporting Casuals a 4 de Maio de 2008 @ 23:41

  19. 19

    QUANDO ESCREVO E DOU A MINHA MODESTA OPINIAO DOU O MEU NOME VERDADEIRO.SE O NOSSO AMIGO CASUAL PENSO QUE E O SEU NOME EU NAO SEI O QUE E ISSO PORQUE DESDE DE PEQUENO QUE SOU SPORTINGUISTA ACHA QUE ESTE PRESIDENTE E SUA DIREÇAO SAO ASSIM TAO DESONESTOS NA GESTAO DO NOSSO CLUBE QUE ARRANJE PROVAS E SE AS TIVER ENTAO VAI PARA TRIBUNAL E DE A CARA EM VEZ DO CASUAL.ACHO GIRO QUANDO AS COISAS CORREM MAL A CULPA E DO SOARES FRANCO E DA SUA DIREÇAO QUANDO ALGUM ACTO DE BOA GESTAO E BEM FEITO JA SOARES NAO TEM MERITO NENHUM E PRAZER DE FALAR MAL.SE EU ACREDITO NAS PESSOAS OU NAO E PROBLEMA MEU AGORA NAO ADMITO QUE AO INSINUAR QUE ESTOU COMPRADO NAO SE IDENTIFIQUE PORQUE SE CALHAR TERIAMOS DE FALAR EM TRIBUNAL POR DIFAMAÇAO.ESTOU IMPAVIDO E SERENO SIM E VERDADE O MEU SPORTINGUISMO ASSIM O ACONSELHA MAIS UMA VEZ LHE DIGO ACREDITO NO PRESIDENTE.EM RELAÇAO AOS MEUS AMIGOS PENSO QUE ELES NAO LHE DEVEM NADA NEM NA VIDA NEM EM SPORTINGUISMO E ACHO DE MUITO BAIXO NIVEL VIR PARA A AQUI FALAR DAS PESSOAS SOB O ANONIMATO.

    Comentário por nuno lourenço a 6 de Junho de 2008 @ 18:22


Deixe um Comentário

  1. XHTML: Pode usar estas expressões: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>