Recomendação ao VIII Congresso: Novo paradigma para o SCP

25 de Março de 2009 – 11:30

O Sporting Clube de Portugal é uma instituição centenária, de utilidade pública. Esta instituição que hoje todos amamos tornou-se, ao longo dos tempos, num símbolo de glória que nos honra. E se aqui chegou foi apenas graças ao Esforço, Dedicação e Glória de todos os seus simpatizantes e apoiantes, mas sobretudo, dos sócios que constituem e fazem o nosso Clube.

O Sporting Clube de Portugal é um Clube de sócios! É com o intuito final de garantir o património afectivo, social e desportivo que angariou, e continua a angariar há mais de 100 anos, que este Clube deve existir.

Assistimos nos últimos anos, desde 1996, a um progressivo afastamento a estes Valores, quando adoptámos o paradigma de gestão do Clube/empresa.

À distância de 13 anos podemos, devemos e temos a obrigação de fazer balanços e tirar conclusões. E à primeira vista os resultados não são brilhantes. Embora com um património desportivo invejável - Estádio e Academia - temos um Passivo que nos amarra e não desce por muito património que já se vendeu, uma equipa de futebol longe dos sucessos prometidos, um grupo empresarial que mais que nunca está dependente da «bola na trave» e que igualmente acumula prejuízos e negócios ruinosos, o Eclectismo que desapareceu, junto com o Pavilhão adiado para sempre…

E não acaba aqui, pois a proposta que temos em cima da mesa para perder a maioria na SAD com a emissão dos Vmoc’s, juntamente com a passagem da Academia para fora do Clube, acabará por dar o golpe de misericórdia num projecto associativo. Não se enganem. Não nos enganem: o Sporting Clube de Portugal morrerá!

As soluções para o futuro começam por se perceber o que aconteceu no passado recente. Para que se trilhem novos caminhos, com base em novos paradigmas e se aprenda com os erros.

Vivemos num tempo de dificuldades e incertezas. Mais uma razão para nos agarrarmos ao que de mais certo e seguro temos: os sócios.

O Futuro do Sporting Clube de Portugal passa por aquilo que o fez nascer: os seus sócios. Mais sócios, muitos mais sócios, mais modalidades, que trarão mais sócios, mais empenho dos dirigentes, que trarão mais sócios.

Mas também maior rigor na gestão, maior controlo nos custos para que sócios sejam mais bem servidos e se revejam no seu Clube.

E nunca, deixar que o poder saia das AG’s. Por respeito aos sócios, mas principalmente para salvar este Clube que tanto amamos.

Face ao acima exposto recomenda-se:

  1. Gestão do Clube seja focada no sócio.

  2. Aumentar o número de sócios com o objectivo de 100.000 pagantes.

  3. Criação de um Livro Branco com a evolução financeira e patrimonial do Grupo Sporting, desde 1996 e com apresentação de contas consolidadas.

  4. Manter a posição na SAD e rejeitar a emissão dos Vmoc’s.

  5. Conservar e rentabilizar o património que nos resta: Estádio e Academia.

  6. Revitalizar as Modalidades e construir um Pavilhão o mais perto do Estádio possível.

7 Comentários

» Deixe o seu comentário agora

» RSS feed para comentários neste post
» TrackBack URI

  1. 1

    Vocês têm toda a razão.

    E na mesma linha do vosso pensamento, pretendo que neste fim-de-semana, o Congresso traga coisas positivas e concretas para os objectivos vindouros do SCP.

    Aliás, de forma sucinta, julgo que este Congresso e a Assembleia-geral de dia 13, são eventos que serão marcantes para o futuro do nosso Clube. Decisivos mesmo.

    Agora, os sócios deverão unir-se e impor-se definitivamente.

    A união faz a força.

    E o tempo também exige (ele passa aceleradamente), que surja também um candidato diferente para as eleições que se avizinham.

    Bem hajam

    Leão do Nordeste

    Comentário por Leão do Nordeste a 27 de Março de 2009 @ 12:58

  2. 2

    Caro Frederico Abreu,

    Concordo com quase tudo.

    Comentário por Gabriel Almeida a 28 de Março de 2009 @ 16:51

  3. 3

    Uma vergonha! Gestão focada no sócio chumbada pelos capachos da Situação.

    Comentário por gatto com asma a 29 de Março de 2009 @ 20:52

  4. 4

    Opinião da Sra. D. Isabel Trigo Mira ao jornal RECORD, sobre este Congresso realizado este fim de semana:

    “Isabel Trigo Mira: «Fui manipulada»
    CONSIDERA QUE CONGRESSO “FOI UMA PALHAÇADA”

    Isabel Trigo Mira, vice-presidente responsável pela área dos núcleos no mandato de Dias da Cunha, mostrou-se indignada no final do Congresso, classificando esta reunião como “uma palhaçada” e não deixando de colocar em causa o voto electrónico, sistema usado pela primeira vez como meio de voto.
    “Como é possível surgirem aquelas recomendações no capítulo da sustentabilidade financeira?
    O que aconteceu para não ser aprovada outra a defender que o Sporting deve ser gerido em função dos sócios? Não sei o que aconteceu. Havia um empate técnico e, um minuto depois, o resultado apresentava 70 contra 30. Vai o Sporting trabalhar em função de quem? Vim para colaborar e senti-me usada e manipulada. Não acredito nisto”, disparou a antiga dirigente do clube de Alvalade.
    Perante isto, é admissível uma candidatura?
    Isabel Trigo Mira não foi conclusiva, mas não colocou a possibilidade de parte. “Vou reflectir sobre o que se passou e tenho direito à indignação. Não acredito que os sócios tenham votado contra si próprios.
    Talvez possa candidatar-me”, admitiu.
    A concluir, a ex-responsável pelos núcleos leoninos lamentou que aquilo que considerou mais importante não tivesse sido tratado.
    “Perdeu-se uma oportunidade para falar nos verdadeiros problemas do clube. Vai dizer-se que foi dada voz aos associados, o que não aconteceu.
    O Conselho Directivo fez disto uma palhaçada e deve estar a rir às gargalhadas”, referiu em tom muito crítico.”

    Honestamente, espero que a D. Isabel Trigo apersente a sua candidatura nos próximos dias.

    Leão do Nordeste

    Comentário por Leão do Nordeste a 30 de Março de 2009 @ 10:39

  5. 5

    “Uma vergonha! Gestão focada no sócio chumbada pelos capachos da Situação.”

    Voces estao mesmo convencidos do que dizem?
    Voces ficaram é deprimidos com a salva de palmas ao FSF e até voces estao convencidos que vai ser facil demais ganhar as eleições para a actual direcção.

    Comentário por Leao Revisor a 30 de Março de 2009 @ 18:18

  6. 6

    Tb te vi lá carteiro. Parece que no fim disseste uma piada de mau muito gosto ao ouvido da D. Isabel. Tens alto nível sim senhor.

    Comentário por AG a 30 de Março de 2009 @ 20:52

  7. 7

    AG
    Eu sei que é dificil responder ao que perguntei mas já dou de borla.
    Fiquem convencidos que sou o Salema Garção, já nem me vou dar ao trabalho de desmentir.
    Quanto á Isabel Trigo Mira que vá a votos, depois conversamos.

    Comentário por Leao Revisor a 30 de Março de 2009 @ 21:17


Deixe um Comentário

  1. XHTML: Pode usar estas expressões: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>