Eleições não antecipadas no princípio de Maio (e em dia de jogo)

17 de Março de 2009 – 2:55

Exmo. Senhor Presidente do Conselho Directivo ePresidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal

Lisboa, 14 de Março de 2009

Assunto: Marcação da data da próxima AG eleitoral/ Gestão do período até novas eleições


Exmo. Senhor,


O Sporting Clube de Portugal atravessa um período difícil. Por um lado o facto do Presidente do Conselho Directivo não se recandidatar, promove a especulação em torno dos nomes que irão concorrer ao próximo acto eleitoral. Por outro, os recentes resultados desportivos, com destaque para a derrota histórica e nunca antes sofrida por tão grande diferença, abalou profundamente todos os Sportinguistas.


A forma como a direcção tem lidado com este período delicado, é no nosso entendimento, inadequada, que não honra o Clube, a sua história e os seus adeptos, e apenas promotora de ainda maiores fricções, divisões e querelas internas.


Ao Presidente do Conselho Directivo, pedimos apenas que se abstenha de comentários públicos que visem criar conflitos entre a massa associativa. A pouco tempo de terminar o seu mandato, pensamos que a prioridade é dar a conhecer a realidade do Clube a todos quantos se queiram candidatar, coisa que ainda não aconteceu.


Não queremos, como nunca quisemos, a demissão dos órgãos sociais e provocar eleições antecipadas. No limite esperávamos, depois da derrota humilhante que sofremos, que a direcção pudesse assumir as suas responsabilidades, que não o fez. Não seremos nós a pedi-lo.


Queremos apelar ao Presidente da Mesa da AG, enquanto responsável pela marcação da AG eleitoral, que poderão decorrer entre 1 de Maio e 30 de Junho, que a antecipe para princípio de Maio de forma a clarificar a situação no Clube e dar mais tempo para que a próxima direcção possa preparar a nova época.

4 Comentários

» Deixe o seu comentário agora

» RSS feed para comentários neste post
» TrackBack URI

  1. 1

    Gostaria de deixar os meus comentários se conseguisse ler estas letras minúsculas dos posts.
    Assim, lamento mas não posso gastar a pouca visibilidade que me vai restando.

    Comentário por Tite a 17 de Março de 2009 @ 19:42

  2. 2

    Caro Frederico, assumo por inteiro a responsabilidade da criação da petição por eleições antecipadas e entendo e respeito a Vossa posição institucional de quererem que esta leve o mandato até ao fim.
    Louvo ainda o Vosso cavalheirismo em esperar por algo desta Direcção que tarde ou nunca virá. Para mim, o que está em causa é o futuro imediato do Sporting que se aproxima a passos largos. Urge, por isso, despertar mentalidades.
    Perante a situação actual de quase total desgoverno, eu e pelo menos uma centena de peticionários reunidos em cerca de 24 horas, pensamos que esta Direcção se saísse ontem, já saía tarde.
    A petição:
    http://www.peticao.com.pt/sporting-eleicoes-antecipadas
    Abraço de Leão.

    Comentário por Verdão a 18 de Março de 2009 @ 2:37

  3. 3

    Caro Verdão,

    Entendo as tuas preocupações. No entanto, imaginando que hoje se iria encontrar uma data para eleições, a mesma nunca poderia ser antes de meio de Abril - Congresso dia 27 + 2 semanas de campanha eleitoral.

    Ora se os estatutos prevêem a data do acto eleitoral entre 1 de Maio e 30 de Junho, não faz sentido antecipar as eleições, quando as mesmas seriam antecipadas em apenas 2 semanas.

    A partir de Maio, já não há eleições antecipadas (oficialmente), embora concorde que a data prevista de 6 de Junho está totalmente desfasada da conjuntura actual.

    Sou, em regra, pela manutenção em funções dos órgãos sociais. No caso existe um presidente a cumprir as suas últimas 5 a 9 semanas de mandato, e penso ser mais prudente e producente deixar o prazo expirar.

    Abraço.

    Comentário por Frederico Abreu a 18 de Março de 2009 @ 10:07

  4. 4

    Não pretendo antecipação das eleições, pretendo isso sim que as mesmas se realizem (dentro dos prazos dos estatutos), o mais rápido possivel. Logo no ínicio de Maio.

    Comentário por AMF a 18 de Março de 2009 @ 17:17


Deixe um Comentário

  1. XHTML: Pode usar estas expressões: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>