Eclectismo: Um passado recente cada vez mais distante

21 de Novembro de 2008 – 0:51

Vem esta pequena dissertação à liça porque depois de ler uma noticia sobre a equipa de Andebol do Sporting no site do clube, lembrei-me duma conferência que organizei no âmbito do Centenário (2006), e da qual guardo excelentes recordações, apesar de alguma nostalgia.

Vejo essa jornada leonina como uma “retribuição”que se impunha, depois de anos e anos de “dádivas” do meu clube, tinha chegado a altura deste sócio contribuir com algo significativo! Sublinhe-se que a inspiração para a realização da dita conferência veio duma figura histórica do Sporting e do seu Andebol – Manuel Brito – de quem tive a honra de me tornar amigo.

Sempre gostei e acompanhei muito as “modalidades amadoras”. Até à demolição do Estádio José Alvalade e em especial nos anos 90, vibrei intensamente com o Andebol, com o Basket, com o Hóquei e com o Voleibol! A saudosa “Nave” era incontornável no meu percurso Sportinguista de fim-de-semana. Emocionei-me com as defesas de Carlos Silva e os golos de Ricardo Andorinho, com os cestos de Arnett, com os golos de Fanã e com os remates indefensáveis de Miguel Maia! Tudo isto também é Sporting! Sportinguisticamente falando, dir-se-ia que me “emancipei” com as modalidades, já que a minha família não me acompanhava nestas incursões.

O Ecletismo do Sporting é um tema que me toca muito fundo, e é um tema sensível no passado e no presente do Sporting.

Parece-me redundante abordar (ainda que sucintamente) esta matéria, sem que se afirme categoricamente que, ao confrontar os sócios com o dilema Modalidades / Menos investimento no Futebol, o actual Presidente do SCP está mais uma vez a chantagear os associados do clube, como se pode concluir das declarações em baixo:

“… O que acontece é que as modalidades, no seu todo, não dão dinheiro, dão prejuízo. A partir daqui passa por uma decisão dos sportinguistas. . Agora, é uma equação que eu não vou decidir…” Soares Franco a Record 26/12/07

A questão que toda esta temática do Ecletismo suscita, passa também por uma Tese que é também um exercício de reflexão sobre a história e o papel do Sporting enquanto agente social, cultural e desportivo.

O Leão de Verdade defende que o Sporting C.P. deve ser acima de tudo um veiculo de cultura através do (s) Desporto (s) ao serviço da comunidade. Essa manifestação deve expressar-se pelo maior numero de modalidades possível, tantas quantas o SCP já teve num passado não muito distante, e que em algumas delas – com o Atletismo à cabeça - gerou campeões olímpicos e uma consagração mundial.

E a Tese de que falava é fácil de explicar: O Sporting actual tem o dever histórico de assegurar as condições para a manutenção e funcionamento competitivo e digno das suas principais modalidades amadoras. Será quase insultuoso relembrar os sócios que para concretizar na prática esta Tese, o actual Presidente do SCP tem de cumprir uma das suas promessas eleitorais constantes do seu programa Filipe Soares Franco 2006 Assim o Sporting GANHA:

… Comprometemo-nos pois a desenvolver todos os esforços para que seja possível a construção de um Pavilhão polidesportivo, aplicando aí parte do lucro da operação imobiliária não-desportiva…”

Mas, cumprir promessas eleitorais (ou outras) é coisa que o actual Presidente do SCP já provou aos sócios que não tem jeito (ou tempo?) para fazer…

Lê-se o apelo no site do clube: “Todos ao Casal Vistoso!” Pois concerteza mas o Pavilhão do Casal Vistoso (que fica nas Olaias) não pode ser a “casa” da Maior Potência Desportiva Nacional, slogan totalmente ilegítimo utilizado por este Conselho Directivo. E recorde-se, só a título de absurdo, que o SCP é o recordista nacional em títulos de Andebol! Como é que a Maior Potência Desportiva Nacional não tem um Pavilhão próprio e os seus adversários têm? Expliquem isso aos sócios, mas sem “paleio” pseudo-económico, por favor! Às vezes o que parece, é…

O argumento dos custos financeiros e relação custo/beneficio não colhe, quando é público que as “modalidades amadoras” custam anualmente ao clube um valor irrisório em comparação com o valor investido (e muitas vezes desbaratado) no futebol. Neste momento as modalidades devem pesar menos de 5% do Orçamento anual do Sporting. E note-se que nunca foi feito (propositadamente?) um esforço real para procurar Patrocínios que sustentem em grande parte os custos das “amadoras”!

«Sou do Sporting por causa do futebol e não tenho empatia pelo ecletismo» Soares Franco in CM 12.07.2005

Confesso assumidamente que não vibro com as vitórias das outras modalidades. Mesmo no que se refere ao atletismo, ligo sempre os sucessos às pessoas. A memória que tenho de Carlos Lopes, Mamede ou Joaquim Agostinho é individual.

(…) Por outro lado, não tenho dúvidas de que, mais tarde ou mais cedo, o eclectismo de que falei vai acabar. Este não é o modelo do futuro. Eu acredito na especialização. Há uma série de modalidades que acabaram. A verdade é que toda a competição no atletismo, na natação, na ginástica, no andebol, não dá dinheiro nenhum.» Record a 13.07.2005

Com declarações deste calibre, é portanto, mais do que evidente que o actual Presidente do SCP quer alterar o paradigma centenário do Sporting, transformando um clube eclético – que em numero de títulos conquistados só é ultrapassado pelo F.C. Barcelona – num clube de futebol, profissionalizado, à inglesa, em que os sócios apaixonados do presente serão os clientes assépticos do futuro! Ou em que os cartões de sócio pessoais e intransmissíveis do presente transformam-se – como por artes de magia – em cartões bancários multifunções utilizáveis em supermercados ou em postos de abastecimento!

O Leão de Verdade (LdV) como acérrimo defensor do Ecletismo do clube, tudo fará para evitar que este descalabro suceda no nosso clube. Tudo fará para que o Eclectismo deixe definitivamente de ser usado como uma bandeira eleitoralista por gente que o desprezando, despreza também a História do nosso clube. Porque acima de tudo queremos um Sporting genuíno, de base, fiel à sua História e Tradição, um só Sporting, o Sporting Clube de Portugal!

O LdV nasceu essencialmente para pôr os Sportinguistas a reflectir, sendo assim, deixo-vos com estas declarações do actual Presidente do SCP a propósito de um inusitado jantar de homenagem às Modalidades realizado em Abril deste ano! Tirem as V/ conclusões:

“Este é um jantar da parte oculta do Sporting, porque é o Sporting que não está na televisão e que não tem páginas na comunicação social. É o Sporting que é desconhecido do público em geral, mas é o Sporting que é tema de quatro em quatro anos, quando há eleições, e se fala em ecletismo. Este é um Sporting vivo! Este é o meu Sporting!”

Viva o Sporting!

29 Comentários

» Deixe o seu comentário agora

» RSS feed para comentários neste post
» TrackBack URI

  1. 1

    Luis, Tambem aqui andas???? ehhhhh, só podia.

    Comentário por AG a 21 de Novembro de 2008 @ 12:04

  2. 2

    Meu car Luis,

    Queria agradecer pelo seu testemunho,revejo-me completamente nele.
    Gostaria de fazer algumas considerações:
    A primeira tem de ser feita á promessa nao cumprida por parte de FSF quanto ao pavilhão,é só mais uma aldrabice!!!!!
    Depois referir que simplesmente esta direcção nao tem a cultura leonina e ponto final,eles sabem lá o que foi a NAVE DE ALVALADE,duvido que até o Prof.Moniz Pereira se lembre……..
    Essa história tb de as modalidades prejudicarem o futebol é outra aldrabice de FSF exactamente pq ele e sua corja estao-se nas tintas para o ecletismo,tb concordo que nunca fizeram esforço algum para arranjar mais patrocinios.
    Finalmente dizer que é preciso lata para ter discursos tao diferentes conforme as situaçoes,ora se quer acabar com as modalidades ora se as elogia(normalmente quando o futebol tá mau para apaziguar as massas).

    VIVA AS MODALIDADES
    VIVA O SPORTING

    Comentário por Anónimo a 21 de Novembro de 2008 @ 12:13

  3. 3

    Se os Sócios não acordarem o Sporting, enquanto Clube, tem os dias contados.
    E querer resumir o Sporting (Clube) ao seu jornal e às modalidades de formação, parece-me trágico!
    E neste contexto, na hipótese deste horrível pesadelo se concretizar (a sadização total), a debandada de Sócios será geral. Sem voz, sem nenhum tipo de poder de decisão, ninguém, ou muito poucos, quererão pagar quota para algo tão redutor - jornal e modalidades de formação.
    A SAD e as restantes Sociedades do Grupo Sporting devíam ser entendidas, apenas, como um mero instrumento, uma ferramenta, um dispositivo ao serviço e em prol do Clube, com o objectivo do tornar mais forte, mais organizado e mais apto a responder positivamente aos desafios deste novo século.
    Mas sempre! com o Sporting Clube de Portugal na posição de accionista maioritário e de referência.

    Comentário por Anónimo a 21 de Novembro de 2008 @ 13:47

  4. 4

    Talvez esteja neste post uma parte significativa da resposta para o chavão da moda, a tal ‘crise de militância’.

    O Sporting desistiu de se ‘Clube de Portugal’. Desistiu de honrar a sua história preferindo renegá-la.

    Sou dos que acreditam que as Modalidades, são um INVESTIMENTO. As modalidades dão retorno ao Clube, a médio prazo. Aumentam os praticante, simpatizantes e levam o nome do Clube a todo o país.

    É um erro fazer uma análise simplista das modalidades, quando estas não são integradas na agenda desportiva do Clube, nomeadamente com a agenda do futebol.

    E só que não se lembra dos títulos conquistados pelo hóquei, andebol, voley, ciclismo, ou atletismo pode afirmar o contrário.

    Quem não se lembra, ou que não esteve lá, para ver, aplaudir e vibrar com as nossas vitórias.

    Comentário por Frederico Abreu a 21 de Novembro de 2008 @ 13:47

  5. 5

    Entender o Sporting não como um CLUBE mas sim como uma POTÊNCIA é de um ridiculo e de uma estupidez enorme, que só atesta a falta de cultura Sportinguista doa actuais dirigentes!

    Comentário por Anónimo a 21 de Novembro de 2008 @ 13:51

  6. 6

    Força com isso para a frente.
    SL

    Comentário por Joaquim Agostinho a 21 de Novembro de 2008 @ 15:01

  7. 7

    Claramente as modalidades sao um fio condutor para mais e melhor “militancia”,senao vejamos,nos anos em que infelizmente o futebol nada ganhava,quem mantia a mistica viva com as suas vitórias? Claro eram as modalidades,o Hoquei,o andebol,o voleibol,o tenis de mesa e tantas outras. Quem nao se lembra das romarias para o antigo pavilhao ou para a mitica nave antes ou depois dos jogos de futebol??Ah claro FSF nao só nao se lembra como nunca la esteve.Bem sei que os tempos sao diferentes mas temos de arranjar soluções,só que manifestamente esta Direcção nao esta para ai virada.

    Comentário por Anónimo a 21 de Novembro de 2008 @ 15:22

  8. 8

    Militância e Ecletismo, duas palavras com muito significado.
    Então a palavra Ecletismo só em si, define-se como um hábito ou liberdade de tirar proveito do que se considera mais útil em qualquer cultura ou corrente.
    Sendo o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, desde a sua essência, um Clube eclético, o que este Sr. Dr. Soares Franco pretende fazer é um agravo para todos os Sportinguistas.
    Aliás, o Sr. Dr. Soares Franco demonstra um total desconhecimento da real dimensão do nosso Clube.
    E quando ele entra em comparações diversas com o clube do bairro das Antas e do próprio clube da Luz, ainda mais este Sr. demonstra desconhecer a verdadeira cultura do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

    Para bem do nosso Clube, venha a tal Assembleia-geral quanto antes e posteriormente venham as eleições para um novo Presidente com “P” maiúsculo, antes que seja tarde.

    O Clube precisa de um novo rumo da sua Gestão económica e Desportiva.

    É urgente!!!

    Saudações Leoninas

    Leão do Nordeste

    Comentário por Leão do Nordeste a 22 de Novembro de 2008 @ 15:35

  9. 9

    Gostava de agradecer a todos que comentaram o meu post ( com excepção do ubiquo AG!?) as palavras de incentivo ao LdV e a partilha de memórias, sugestões e pontos de vista sobre o Eclectismo e sobre aquilo que o Sporting significa para cada um de nós.

    É fundamental que os sócios e adeptos façam ouvir a sua voz e enriqueçam o debate democrático que este Conselho Directivo não quer ter!

    Hoje acredito que podemos virar uma página negra na história do nosso clube, mas isso só é possivel com a adesão maciça, o esforço e o empenho de todos! Os próximos tempos serão DECISIVOS!

    VIVA O SPORTING!

    Comentário por Luís de Magalhães Pereira a 24 de Novembro de 2008 @ 13:23

  10. 10

    Saúdo o consócio Luís de Magalhães Pereira e subscrevo todas as suas palavras.

    O Sporting não pode morrer às mãos destes malfeitores!

    Comentário por varatojo a 24 de Novembro de 2008 @ 20:16

  11. 11

    Luís Magalhães, uma perguntinha…onde está a alternativa credível? Existe?
    E não me venhas dizer que a alternativa são os rapazinhos do Leão de Verdade…é muito pouco consistente…

    Comentário por Anónimo a 25 de Novembro de 2008 @ 18:13

  12. 12

    Alternativa credível? AHAHAHAHAHAHAH

    Comentário por AG a 26 de Novembro de 2008 @ 10:35

  13. 13

    a alternativa é franco e roquette!!!!!!!!!!!!!!! os melhores presidentes de sempre…………

    Comentário por AG a 27 de Novembro de 2008 @ 0:05

  14. 14

    Não há dúvidas que surgirão alternativas credíveis a este marasmo em que caiu o Sporting Clube de Portugal.

    Este Clube centenário é demasiado grande para sucumbir às mãos de maus gestores, arrogantes personagens de um teatro sádico.

    Aproveito para expressar o meu sincero obrigado pelo trabalho desenvolvido por este movimento.

    Comentário por Núcleos Sporting a 27 de Novembro de 2008 @ 0:33

  15. 15

    CONTINUÍSMO - Descendência Roquetista, de cooptados e eleitos (num contexto de democracia chavista), que se protegem, defendem e branqueiam uns aos outros, no sentido de evitar uma auditoría externa e independente ao Clube e às Sociedades que à sua volta gravitam e que avançam, rápidamente e em força, para uma sadização total do Clube.

    Roquetismo - estilo (pseudo) empresarial, elitista, sectário e sem chama, que governa o Sporting desde 1995 até aos dias de hoje.

    Comentário por Anónimo a 27 de Novembro de 2008 @ 16:45

  16. 16

    Este AG, é mais um que um dia destes vai fazer anos, e apagar as velas….

    Comentário por Casuals_Sporting a 30 de Novembro de 2008 @ 20:10

  17. 17

    Os dias passam.
    Depois deste fim-de-semana, depois de ler através da imprensa, os conteúdos dos discursos do Sr. Dr. Soares Franco, em Leiria e ontem em Sacavém, julgo que o Dr. Soares Franco se prepara para anunciar a sua recandidatura.
    Não me devo enganar.

    E não me surpreende, porque, olhando em redor não vê oposição.Tudo bem, pensará o Sr. Dr. soares Franco.

    Então em Sacavém, ofereceu bilhetes para o jogo Sporting-Guimarães e apelou mais uma vez à “militância dos adeptos”…
    Caramba, não haverá ninguém, que esteja por perto,em Lisboa por exemplo, que diga a este Sr. que ele é que é o responsável por este divisionismo que se vive no Clube, que é ele o responsável pela “falta de militância” dos adeptos ?

    O Sr. Dr. Soares Franco está a desintegrar o Clube.

    Cada vez está mais dividido.

    Por tudo isto, é urgente a realização da Assembleia-geral do SCP, assim como é urgente a realização de uma auditoria às contas do Clube, de preferência antes das eleições.

    Portanto, nesta hora inquietante, eu e muitos Sportinguistas aqui do Norte, apoiamos inteiramente o vosso Movimento de Cidadania Sportinguista.

    Sportinguistas, venha a Assembleia-geral que muitos e muitos de nós pretendemos, e solicite-se auditoria às contas do Clube.

    O tempo urge.

    Não se pode adiar mais.

    Viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

    Leão do Nordeste

    Comentário por Leão do Nordeste a 1 de Dezembro de 2008 @ 13:26

  18. 18

    Caro Leão do Nordeste,

    Vamos concentrarmo-nos em factos, que é o que mais nos deve interessar.

    O facto que se pode extrair do seu comentário, é que existem muitos e bons Sportinguistas no Norte, como é o seu caso, e que resistem com enorme esforço e fervor leonino a uma longa ofensiva lançada desde há anos contra os sócios e em última análise contra o SCP, tendo como fim “privatizar” este clube e transformá-lo em algo de irreconhecível! A gestão de Soares Franco limita-se por sua vez a cumprir esse plano sinistro!

    Acima de tudo dá-nos muita força, a nós LdV, que Leões do Norte como você e outros que também nos apoiam, estejam alerta e prontos para defender o SPORTING até às últimas consequências!

    Em relação à pretensa recandidatura de Soares Franco, aguardamos serenamente, porque temos a nossa própria agenda e ideias bem delineadas para o clube! Se se recandidatar, uma coisa é certa: Nunca saberemos se até à última hora dará ou não o dito por não dito, como é seu timbre!

    Aguardemos pela marcação da “nossa” A.G.

    Saudações Leoninas

    Comentário por Luís de Magalhães Pereira a 1 de Dezembro de 2008 @ 18:49

  19. 19

    Luis, nao me digas que a tua agenda é apoiares outro tótó igual ao Abrantes Mendes e teres outra derrota daquela? ehehhehehe

    Comentário por AG a 2 de Dezembro de 2008 @ 11:45

  20. 20

    AG,

    Estás contente com o “teu” Sporting? Com o futebol apresentado? Com as assistências no Estádio?
    Com o nº de gamebox vendidas até ao momento?
    Com a crise de militância? Com os casos Yordanov, Vukcevik e Stoikovok? Em levar 5 do Barça sem apelo nem agravo? Com a séria possibilidade do Sporting Clube de Portugal perder a maioría na sua estrutura societária, ficando, assim, os Sócios sem voz e, irreversívelmente, sem poder de decisão?
    Estás contente com a aversão dos actuais Dirigentes em não querer discutir o passado e o presente?
    Estás contente por não existir provedor do Sócio?
    Estás contente com o facto do cartão de Sócio do “teu” Clube ser propriedade do BES?
    Estás contente pelo “teu” Clube e os seus Dirigentes serem, domingo a domingo, roubados e gozados pelo Sistema?
    Estás contente por não teres pavilhão? E por não teres património não desportivo, continuando, ainda assim, com um passivo astronómico?
    Estás contente com o divisionismo existente? Estás contente por alimentar constantemente um clima de guerrilha interna?

    Se Sim, não somos (graças a Deus) do mesmo Sporting!!!

    Comentário por Anónimo a 2 de Dezembro de 2008 @ 13:02

  21. 21

    Anonimo, respondo abaixo

    Estás contente com o “teu” Sporting? SIM, Com o futebol apresentado? NAO Com as assistências no Estádio? NAO
    Com o nº de gamebox vendidas até ao momento? NAO
    Com a crise de militância? NAO Com os casos Yordanov, Vukcevik e Stoikovok? SIM Em levar 5 do Barça sem apelo nem agravo? NAO Com a séria possibilidade do Sporting Clube de Portugal perder a maioría na sua estrutura societária,NAO ficando, assim, os Sócios sem voz e, irreversívelmente, sem poder de decisão?NAO, SÒ UM LOUCO PENSA QUE ISSO VAI ACONTECER
    Estás contente com a aversão dos actuais Dirigentes em não querer discutir o passado e o presente? SIM CLARO
    Estás contente por não existir provedor do Sócio? SIM
    Estás contente com o facto do cartão de Sócio do “teu” Clube ser propriedade do BES? SIM
    Estás contente pelo “teu” Clube e os seus Dirigentes serem, domingo a domingo, roubados e gozados pelo Sistema?SIM
    Estás contente por não teres pavilhão? SIM E por não teres património não desportivo,SIM continuando, ainda assim, com um passivo astronómico? NAO
    Estás contente com o divisionismo existente? SIM Estás contente por alimentar constantemente um clima de guerrilha interna? SIM

    Se Sim, não somos (graças a Deus) do mesmo Sporting!!! FELIZMENTE

    Comentário por AG a 2 de Dezembro de 2008 @ 13:42

  22. 22

    oh pá voçes percebam uma coisa de uma vez por todas……….

    o franco é o único gajo com tomates dentro do sporting….. é macho a sério……..

    se n fosse um gajo já casado era um destes q eu queria a aquecerme os pés à noite,perceberam????

    Comentário por AG a 2 de Dezembro de 2008 @ 14:34

  23. 23

    Franco é o maior e vai-se recandidatar e ganhar outra vez com 90%

    Comentário por AG a 2 de Dezembro de 2008 @ 15:06

  24. 24

    Franco é o maior e vai ganhar!
    E eu com sorte ainda me roço naquele gigante quando nos cruzarmos no elevador…………

    eheheheheheheehe…………..

    Comentário por AG a 2 de Dezembro de 2008 @ 15:57

  25. 25

    “Estás contente com o divisionismo existente? SIM”
    “Estás contente por alimentar constantemente um clima de guerrilha interna? SIM”

    BRAVO!…

    E, olha lá ó meu merdas, tomara tu chegares aos calcanhares e ao Sportinguismo do Juíz Desembargador Sérgio Abrantes Mendes!
    Tótó é quem te fez as orelhas!!!

    Comentário por Anónimo a 2 de Dezembro de 2008 @ 16:01

  26. 26

    Pessoa que se apresenta como “AG”,

    Ninguém do LdV está interessado nas suas opções eróticas em acessos verticais, seja com gigantes ou anões!

    O seu interesse obsessivo pelo LdV, bem como o nº de “comentários” que faz só pode ter 2 interpretações:

    1) Trabalha no clube e sente o seu “tacho” ameaçado, sabe-se lá porquê!

    2) É um indigente mental e não tem mais nada que fazer!

    Sabe, eu no Sporting, sempre me habituei a debater o clube educadamente e a conviver com gente civilizada, culta e desportista, podendo-se facilmente concluir que você não tem nenhuma dessas 3 características, e duvido mesmo que seja Sportinguista, quanto mais sócio!

    Você aqui no LdV já é motivo de chacota!

    Faça-me ao menos um favor, se tiver coragem para tanto, se me conhece como às vezes parece fazer crer, diga-nos o seu nome e já agora, o seu nº de sócio!

    O meu você já sabe:

    Luís de Magalhães Pereira
    Sócio nº 18.736

    Comentário por Luís de Magalhães Pereira a 3 de Dezembro de 2008 @ 1:14

  27. 27

    Muito bem todos iluminados!
    Roquete assinou a dívida! Por sua vez livrou-se e passou a Dias da Cunha e finalmente passou a Soares Franco.
    Algum dos opinadores valentões quer assinar e ser Presidente do Sporting?

    Comentário por AG a 3 de Dezembro de 2008 @ 15:28

  28. 28

    Apesar de benfiquista não gosto de ver o Sporting CLUBE de Portugal ser ROUBADO por engºs e drs da mula russa…
    Só os posts do sr. AG me fizeram escrever agora, apesar de acompanhar o LDV à muito tempo por motivos de amizade (SIM tb tenho grandes amigos no SCP).

    Pelo respeito que tenho pelos socios, adeptos e simpatizantes do SCP este comentário é só dirigido ao AG (não deve ser Assembleia Geral pq nem escreve para isso)

    o Sr. AG escreveu:
    “a alternativa é franco e roquette!!!!!!!!!!!!!!! os melhores presidentes de sempre…………”

    Se do Roquette não me falo por nao deter conhecimento de causa, do Franco já posso falar…

    Muito mal vai o mundo do SCP qd esta “amélia” é considerado o mehor presidente de sempre.
    Até o “bobo” Sousa Cintra o bate aos pontos!

    Caro AG vou lhe vou dar algumas dicas:

    1)Pergunte ao Presidente, pq a OPCA passou a OPWAY?
    2)Pergunte ao Presidente, pq deixou de ser visto nas empresas Pinto Basto?
    3)Pergunte ao Presidente, pq nao pode ir a Angola?
    4)Pergunte ao Presidente, pq fechou uma empresa denominada G7?
    5)Pergunte ao Presidente, pq razao nao pagava a renda do escritorio (Empresa na Zona de Xabregas - Lisboa)
    6)Pergunte ao Presidente, o que aconteceu aos terrenos do aeroporto?
    7)Pergunte ao Presidente, pq razão nem a sua familia o aceita?
    8)Pergunte ao Presidente, pq será q todos os gestores inteligentes deste pais só gostam de fazer negocios consigo após o almoço?
    9)Pergunte ao Presidente, pq ninguem no mundo dos negocios acredita em si?

    E podia deixar aqui mais uns quantos…

    Finalmente:

    Deixe-o estar ai ocupado, que EU agradeço…
    Assim não estraga o negocio de outros!!!

    Grato a todos

    PS - Nas proximas eleições fico à espera do “tacho”! Se pagam 7mil ao miguel podem-me pagar só 5mil que eu ainda faço mais porcaria

    Comentário por China a 3 de Dezembro de 2008 @ 23:54

  29. 29

    CALEM SE E TENHAM VERGONHA DO MAU SERVIÇO QUE PRESTAM A ESTA GRANDIOSA INSTITUIÇAO QUE SE CHAMA SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

    Comentário por anonimo a 5 de Dezembro de 2008 @ 13:43


Deixe um Comentário

  1. XHTML: Pode usar estas expressões: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>